23.5.11

XIII FICA Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Dinalva Heloiza

Gov.Marconi Perillo, Pres. da Agepel, Gilvane Felipe, Coord. do Centro Cultural, Nars Chaul, Primeira Dama Valéria Perillo, Vice-Gov. José Eliton e Srª. (Imagem Silvio Quirino) Agepel

Gov. Marconi Perillo, no Lanç. da XIII Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, nos Jardins do Palácio das Esmeraldas. (Imagem Silvio Quirino) Agepel

O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo e a Primeira Dama, Valéria Perillo, lançaram oficialmente na noite de (17), terça-feira, a XIII Edição do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece todos os anos, desde 1999, na cidade de Goiás. O Fica, é um festival temático, com foco nas questões socioambientais, e já adquiriu através da realização de suas 12 Edições anteriores, um conceito mundial em festival do gênero.  Considerado em circuito mundial dos festivais temáticos do gênero, um dos cinco melhores festivais do mundo, e já consolidado como o maior da América Latina, inclusive em premiação.

A solenidade de lançamento, teve como cenário o aconchego dos Jardins do Palácio das Esmeraldas, e teve a participação do Vice Governador José Eliton; o Presidente da Agepel, Gilvane Felipe, responsável pela realização do Festival; o Coordenador do Centro Cultural Oscar Niemayer, professor e historiador Nars Chaul; o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Leonardo Vilela; dentre outras autoridades, e assessores.

Também prestigiaram a solenidade de Lançamento da XIII Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, diversos intelectuais, artistas, representantes de entidades de classe e Mídia, além de um público estimado em 500 pessoas, as quais, foi apresentado, a programação dessa Edição do Festival. Na oportunidade o Governador Marconi Perillo e Equipe, lançaram a Logomarca representativa dessa XIII Edição do FICA.   

Banner Promocional do XIII FICA
A produção que simboliza essa Edição, é uma homenagem ao valoroso artista plástico goiano, Veiga Valle, que trata através de uma composição fotográfica, uma das obras do artista, a escultura de São Miguel Arcanjo. O artista, é um dos homenageados nessa Edição. A escultura integra o acervo religioso da cidade de Goiás.

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade


Palco e cenário do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, a cidade de Goiás, aglutina e mobiliza durante a realização do evento, uma diversidade de povos de diferentes países, em uma multiplicidade cultural, com um ideal em comum – O Desenvolvimento Sustentável, sob a ótica da Sétima Arte.

O FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, acontece todos os anos na cidade de Goiás, a antiga capital do estado, que comemora 10 anos de seu reconhecimento pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, através de uma proposta  encaminhada durante a primeira gestão do governador Marconi Perillo, o que levou o grande mestre, Jornalista e  ambientalista, Washington Novaes, a elaborar um diagnóstico do acervo histórico, cultural e natural do município. Em 2001, a UNESCO, promulga e proclama o tombamento da cidade de Goiás – como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade - observando peculiaridades de sua arquitetura barroca, tradições históricas e culturais, somadas a um cenário exuberante circundado em natureza.

Vista da cidade de Goiás, palco do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.
                                                 
Vista parcial da cidade de Goiás (Imagens Agepel)
Pacto Global
O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, nos concede em muitos aspectos de suas ações, uma clara visão de sua personalidade política, a qual demonstra desde sua primeira gestão a frente do executivo goiano, ao contemplar Goiás e o Brasil, com o maior Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da América Latina, colocado dentre os cinco maiores do mundo, ser um político de ação com visão global.
                                   
O FICA, é um festival que agrega em sua essência, uma diversidade de valores e princípios, com os quais a sociedade, nesse terceiro milênio, em escala global, vem continuamente se identificando.

O FICA, sendo um dos maiores Festivais temáticos do mundo, é um forte instrumento ao estímulo das parcerias público, privadas, e a sociedade num todo. O que determina o desenvolvimento de políticas públicas na mitigação dos impactos produtivos, as quais, alicerçam aos setores  da economia, em escala mundial, o estabelecimento de uma nova postura, mediante os atuais padrões de produção e consumo, fomentando a tão necessária ética aos procedimentos administrativos financeiros e estabelecendo maior justiça social, um compromisso dos setores produtivos com a responsabilidade socioambiental, ações que demandam junto ao Pacto Global das Nações Unidas, o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pela implantação de uma economia local, regional, nacional, global e inclusiva, onde o Brasil é um dos países signatários.

Bolsa Família
Essa tão necessária política milenar, agraciada pela ética e boas parcerias, já demonstrou em outro momento, da história política do governador Marconi Perillo, uma visão estadista.

O governador Marconi Perillo, foi o autor da idéia a qual deu origem ao Programa Bolsa Família, um programa considerado pela Organização das Nações Unidas, um dos mais exitosos em transferência de renda, com o qual, o então presidente Lula, ergueu uma das maiores bandeiras de seu governo. Lula nega, porém, um vídeo datado de 2003, mostra Lula afirmando, durante lançamento do programa Bolsa Família, que, a sugestão de unir os diversos benefícios federais em um único programa, foi de Marconi Perillo.

Visão global, e a constituição ética de uma nova política, é o que caracteriza o exercício na construção de um desenvolvimento equitativo, justo e social, consolidando o pleno exercício da cidadania, e a soberania de um Patrimônio Natural, cujo berço é o Brasil, o maior Patrimônio Natural do mundo, e é nesse cenário, que o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realiza a sua XIII Edição.


Relatório do Júri de Pré-Seleção
Fonte: www.fica.art.br
O conjunto das obras selecionadas para compor a programação da Mostra Competitiva do XIII FICA apresenta uma abordagem temática variada e em sintonia com a pauta dos mais recentes debates sobre as questões ambientais que preocupam, ameaçam e afetam as sociedades contemporâneas.

As produções tratam de conteúdos que vão do reaproveitamento criativo do lixo à exploração econômica predatória dos recursos naturais; passando pela poluição ambiental e suas consequências à saúde; da invasão das indústrias e do concreto a áreas verdes no campo e na cidade à resistência das comunidades; das mudanças climáticas e seus resultados em longo prazo aos conflitos ambientais, sociais e econômicos gerados pelas grandes monoculturas.

Tratam também da responsabilidade socioambiental de empresas multinacionais que exploram os trabalhadores e degradam o meio ambiente nas regiões mais pobres do mundo; do consumo exacerbado, do desperdício e das dificuldades sócio-ambientais no manejo dos resíduos. A miséria escondida em altas taxas de crescimento econômico; fragmentos de urbanidade; da soberania da máquina perante o homem; e dos maus tratos contra animais.

As políticas públicas voltadas para o meio ambiente: avanços e retrocessos. A questão do ativismo, da militância, das memórias de resistência; dos rituais, das relações entre os mundos natural e sobrenatural; da necessidade de aproximação entre os saberes tradicional e científico e de uma nova postura que conduza ao desenvolvimento sustentável, tornada possível por meio de uma nova abordagem educacional e cultural, pautada pelo respeito à diversidade natural e simbólica.

Panorama das obras selecionadas para a Mostra Competitiva do XIII FICA

Com base nos critérios acordados pelo Júri de Seleção e na proveitosa — e inevitável — discussão sobre o núcleo temático ambiental e os elementos cinematográficos explorados em cada filme assistido, foram selecionadas 30 produções (7 longas-metragens, 6 médias-metragens, 14 curtas-metragens e 3 séries televisivas, apresentando, duas delas, 02 episódios documentais, e uma delas, 02 episódios de animação), provenientes de 7 países: Brasil (com 21 produções), França e República Tcheca (cada país com 2 produções), além de Itália, Holanda, Chile, China e Armênia (cada país com 1 produção). Da seleção brasileira de filmes e vídeos ambientais, participam 8 estados: Rio de Janeiro (5 produções), São Paulo (4 produções), Pernambuco (3 produções), Ceará (2 produções), além de Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais (1 produção por estado). O Estado de Goiás participa da competição com 4 documentários em curta-metragem. Grande parte dos títulos selecionados é constituída por documentários (25 produções), seguida pelas obras de animação (3) e ficção (2).

Estarão participando da Mostra Oficial, (30) produções num todo, essas produções já selecionadas pelo Júri de Pré-Seleção,  contam com a participação de (7) estados brasileiros, e (1) Distrito Federal: Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

As produções internacionais que participarão da Mostra Oficial, totalizam (12) países, que estarão participando da XIII Edição do Festival. São eles: Argentina, República Tcheca, Itália, Bélgica, Suíça, Armênia, Holanda, China, França, Chile, Estados Unidos e Reino Unido. 

Lista dos Filmes Pré-Selecionados para participarem da XIII Mostra Oficial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece na cidade de Goiás, de 14 a 19 de Junho de 2011, no Estado de Goiás, Brasil.

Curta-Metragem 

1.         ACERCADACANA
Brasil-PE, 2010
Direção: Felipe Peres Calheiros
19 mi e 58 seg
Documentário
Classificação: 12 anos
Nos anos 90, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na Zona da Mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.

2.         ALIMENTAR A BESTA
(Nourrir L’Animal)
França, 2009
Direção: S. Louis
13 min
Documentário
Classificação: 10 anos
No meio de um vale na Alsácia, uma área industrial gradativamente perde sua população. A fábrica de papel reciclado permanece no centro deste universo.

3.         AZUL COR DE TERRA
Brasil-GO, 2011
Direção: Rafael de Almeida.
5 min
Documentário
Classificação: livre
O filme-ensaio segue em frágeis linhas narrativas com a intenção de levar à reflexão sobre o problema das enchentes que afetaram mais de 140 municípios do sudeste brasileiro em janeiro de 2011.

4.         DIGA 33
Brasil-GO, 2011
Direção: Ângelo Lima
18 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Uma cidade inteira com perigo iminente de poluição. Pulmões cheios de pó de pedra.

5.         EU SOU CONTRA
(I Disagree)
Armênia, 2010
Direção: Sunchild Eco-Club of Yeveran
14 min
Documentário
Classificação: 16 anos
Uma postura radicalmente humana contrária ao tratamento dado aos cachorros das ruas de Yeveran, capital da Armênia.

6.         FRACTAIS SERTANEJOS
Brasil-CE, 2009
Direção: Heraldo Cavalcante
19 min
Documentário
Classificação: livre
A história de um operário da construção civil que, após um coma, torna-se artista, esculpindo obras abstratas que denomina “Tudoenada”, semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.

7.         MARCOVALDO
Brasil-RS, 2010
Direção: Cíntia Langie e Rafael Andreazza
15 min
Ficção
Classificação: livre
As 24 horas da vida de um brasileiro. Uma realidade que nem todos percebem.

8.         O PLANTADOR DE QUIABOS
Brasil-SP, 2010
Direção: Coletivo Santa Madeira
15 min
Ficção
Classificação: livre
Tragicomédia sobre um agricultor que quer comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo.

9.         O SOM DO TEMPO
Brasil-CE, 2010
Direção: Petrus Cariry
10 min
Documentário
Classificação: livre
O concreto avança contra Dona Maria, mas ela segue em frente, com toda a calma do mundo.

10.       PEIXE PEQUENO
Brasil-PE, 2010
Direção: Vincent Carelli e Altair Paixão
3 min e 33 seg
Documentário
Classificação: livre
Enquanto todos estão ocupados com a pesca no acampamento Enauene-naue…

11.       PLANET Z
França, 2011
Direção: Momoko Seto
9 min
Animação
Classificação: livre
Em algum lugar do universo, está o Planeta Z. Um milagre acontece.

12.       PÓLIS
Brasil-MG, 2009
Direção: Marcos Pimentel
22 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Um dia qualquer, uma cidade comum. O horror e o sublime do urbano em constante transformação, numa era onde não há nada definitivo.

13.       TAMANDUABANDEIRA
Brasil-GO, 2011
Direção: Ricardo de Podestá
8 min
Animação
Classificação: livre
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida.

14.       TEIA DO CERRADO
Brasil-GO, 2010
Direção: Uliana Duarte
15 min
Documentário
Classificação: livre
A relação da diversidade cultural com a biodiversidade, a partir das ações comunitárias desenvolvidas em Teresina de Goiás, Chapada dos Veadeiros.

Média Metragem

1. LA MONEDA
La Moneda, Brasil / Chile, 2009
Direção: Pedro Dantas
52 min
Documentário
Classificação: 14 anos
Documentário investigativo sobre a extração de recursos minerais no Chile. Episódios históricos como a Guerra do Pacífico no século XIX e o período da Unidade Popular do então presidente Allende, quando foram nacionalizadas as principais minas de cobre.

2.         A TERRA DA LUA PARTIDA
(The Broken Moon)
Brasil-RJ, 2010
Direção: Marcos Negrão e André Rangel
52 min
Documentário
Classificação: livre
No Himalaia, um velho nômade vive em uma das mais isoladas regiões do planeta.

3.         BICICLETAS DE NHANDERÚ
Brasil-PE, 2011
Direção: Ariel Ortega e Patrícia Ferreira
45 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Uma imersão no cotidiano e na espiritualidade dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul.

4.         IDADE DO COBRE
(Doba Midiná)
República Tcheca, 2010
Direção: Ivo Bystoléan
52 min
Documentário
Classificação: 14 anos
O enfrentamento de Zâmbia perante exploração das minas de cobre por países desenvolvidos.

5.         O DESEJO DA VILA DE CHANGHU
(Desire of Changhu Village)
China, 2010
Direção: Xia Chenan
38 min
Documentário
Classificação: livre
O oásis Minqin, uma barreira natural aos desertos do Noroeste da China, situado na Província de Gansu, pode desaparecer em breve. As condições de vida na Vila Changhu e o confrontamento entre o homem e a natureza ao seu redor.

6.         O PREÇO DA SEMENTE
(El precio de la semilla)
Brasil-RJ/Argentina, 2009
Direção: Miguel Vassy
52 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Desde a colonização, as terras na Argentina ficaram nas mãos de poucos. Hoje, a soja transgênica expulsa os últimos camponeses das suas pequenas propriedades, intoxica as populações e compromete a soberania alimentar do país.

Longa Metragem

1.         LIXO EXTRAORDINÁRIO
Brasil-SP/Reino Unido, 2009
Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley
99 min
Documentário.
Classificação: Livre
Trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro. Catadores: revelação de dignidade e desespero.

2.         NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Brasil-SP, 2010
Direção: Jorge Bodanzky
73 min
Documentário.
Classificação: livre.
Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um mundo de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas.

3.         O GRANDE PROCESSO DO AMIANTO
Itália/Bélgica/Suíça, 2011
Direção: Niccoló Bruna e Andrea Brandstraller
84 min
Documentário
Classificação: 10 anos.
Banido em 53 países, o amianto é discutido neste documentário como grande problema ambiental: cerca de 70% da população mundial vive em contato com ele.

4.         OS SOLDADOS DO ARCO-ÍRIS DA ILHA DE WAIHEKE
(The Rainbow Warriors of Waiheke Island)
Holanda, 2009
Direção: Fenna Damstra e Suzanna Raes
87 min
Documentário
Classificação: 12 anos
Documentário sobre um grupo de pioneiros do Greenpeace. Suas ações arriscadas e um ataque a bomba que os fazem parar e pensar se valeu à pena sustentar seus ideais.

5.         2012 TEMPO DE MUDANÇA
Brasil-DF/EUA, 2010
Direção: João Amorim
85 min
Documentário
Classificação: 12 anos
Profecias maias sobre o apocalipse global em 2012 são o ponto de partida para um novo paradigma que integre a sabedoria arcaica das sociedades tribais com o método científico. Na nova cultura planetária, a colaboração substitui a competição.

6.         TERRA DEU, TERRA COME
Brasil-SP, 2010
Direção: Rodrigo Siqueira
88 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Pedro comanda como mestre de cerimônias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual acontece em Diamantina-MG. Os descendentes de escravos que trabalham na extração de diamantes. A atuação de Pedro e seus familiares nos provoca por sua dramaturgia espontânea. Ao final, não se sabe o que é realidade e o que é fantasia.

7.         TUDO PELO BEM DO MUNDO
(All for the good of the world)
República Tcheca, 2010
Direção: Vit Klusak
82 min
Documentário
Classificação: livre
O retrato de uma vila tcheca, cujos fazendeiros vivem em conflito com uma grande empresa automobilística.

Séries de TV

1.         ECOS DO BRASIL
Brasil-RJ, 2010
Direção: Lúcia Araújo e Dener Giovanini
Série televisiva
Classificação: 10 anos
A série resgata o passado recente, rico em experiências, acertos e erros. O que fizemos e o que não fizemos contêm as respostas para construirmos uma visão dos próximos desafios ambientais.
Episódios:

ECOS DEMOCRÁTICOS
30 min
A atuação política em defesa do meio ambiente no Brasil.
ECOS RADIOATIVOS
30 min
A exploração da energia radioativa no Brasil e suas consequências.

2.         CONSCIENTE COLETIVO
Brasil-RJ, 2010
Direção: Pedro Luá e Analúcia Godoi
Série televisiva
Classificação: livre
Animações sobre os principais problemas ambientais atuais.

Episódios:

AQUECIMENTO GLOBAL
2 min
As principais causas do aquecimento global e possíveis ações cotidianas para reverter a situação.
RESÍDUOS
2 min
O desperdício e o indevido descarte do lixo. Ações sustentáveis para amenizar o problema.

3.         UM PÉ DE QUÊ?
Brasil-RJ, 2010
Direção: Lúcia Araújo e Estêvão Ciavatta
Série televisiva. Classificação: livre
O florescimento das cerejeiras no Japão.

Episódios:

EPISÓDIO 3
20 min
As cerejeiras japonesas encantam pessoas de todo o mundo.
EPISÓDIO 4
20 min
A natureza e a relação do mundo oriental com a espiritualidade.
www.fica.art.br

Versão Inglês

FICA XIII International Festival of Film and Video

Dinalva Heloiza
The Governor of the State of Goiás, Marconi Perillo and First Lady, Valeria Perillo, officially launched on the night of (17), Tuesday, the thirteenth edition of FICA - International Festival of Film and Video, held every year since 1999 in the city of Goias It is a festival theme, focusing on environmental issues, and has already acquired through the completion of its 12 previous editions, a concept in global festival of its kind. Considered in the world circuit of festivals themed genre, one of the top five festivals in the world, and already established as the largest in Latin America, including awards.


The launch ceremony, was the scene of the coziness of the Emerald Palace Gardens, and was attended by Vice Governor Jose Eliton, the President of Agepel, Gilvane Felipe, conducting the Festival, the Coordinator of the Centro Cultural Oscar Niemeyer, professor Nars Chaul and historian, the Secretary of State for Environment, Leonardo Vilela, among other authorities, and advisors.

Also attended the ceremony of launching the XIII edition of Festival International Environmental Film and Video, many intellectuals, artists, representatives of professional associations and media, plus an estimated 500 people, which was presented, the programming of this edition Festival. On occasion the Governor Marconi Perillo and Team, launched the logo represent this thirteenth edition of FICA.

The production that symbolizes this edition is a tribute to the valiant artist Goias, Veiga Valle, who comes across a photographic composition, one of the works of the artist, the sculpture of St. Michael the Archangel. The artist is one of those honored in this edition. The sculpture integrating the religious city of Goias

Historical and Cultural Heritage of Humanity

Stage and scenery of the International Festival of Film and Video, the city of Goias, unites and mobilizes during the event, a diversity of people from different countries in a cultural multiplicity, with a common ideal - Sustainable Development, under the optics of the Seventh Art.

FICA - International Festival of Film and Video, held every year in the city of Goiás, the former state capital, which celebrates 10 years of its recognition by UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, through a proposal submitted during the first term of Governor Marconi Perillo, which led the great teacher, journalist and environmentalist, Washington Novaes, to establish a diagnosis of the historical, cultural and natural municipality. In 2001, UNESCO, enacts and proclaims the toppling of the city of Goias - Historical and Cultural Patrimony of Humanity - by observing the peculiarities of architectural, historical and cultural traditions, combined with breathtaking scenery, surrounded in nature.

Global Compact
The Governor of the State of Goiás, Marconi Perillo, gives us in many aspects of their actions, a clear vision of his political personality, which since its first show in front of the executive management of Goias, Goias and Brazil to contemplate, with the largest Festival International Environmental Film and Video in Latin America placed among the top five in the world, being a political action with global vision.
                                    
FICA is a festival that brings in its essence, a diversity of values ​​and principles with which society, in this third millennium, on a global scale, is continuously being identified.

FICA, one of the biggest festivals themed world, is a strong stimulus to the instrument of public, private, and society as a whole. What determines the development of public policy in mitigating the impacts of production, which, to underpin economic sectors, worldwide, the establishment of a new stance by the existing patterns of production and consumption, by promoting much-needed ethical procedures establishing financial and administrative greater social justice, a commitment of productive sectors with environmental responsibility, requiring actions by the United Nations Global Compact, the achievement of the Millennium Development Goals, the establishment of a local economy, regional, national, global and inclusive, where Brazil is a signatory countries.

Family Allowance

This much-needed political millenarian, graced by ethics and good partnerships, as demonstrated on another occasion, the governor's political history Marconi Perillo, a vision statesman.

Gov. Marconi Perillo, was the author of the idea which led to the Family Grant Program, a program considered by the United Nations, one of the most successful in transferring income, with which the then President Lula, lifted one of the largest Flags of his government. Lula denies, however, a video dated 2003, shows Lula said during the launching of the Bolsa Familia program, which, the suggestion to unite the various federal benefits in a single program, was Marconi Perillo.

Overview and the establishment of a new ethics policy, is what characterizes the exercise in building an equitable development, social and fair, consolidating the full exercise of citizenship and sovereignty of a Natural Heritage, whose cradle is Brazil's largest Natural Heritage of the world, and in this scenario, the International Festival of Film and Video, held its thirteenth edition.

Report of the Pre-Selection Jury
Source: www.fica.art.br

All the works selected to compose the programming of the Competition XIII IS presents a varied and thematic approach in line with the agenda of the latest debates on environmental issues of concern, threaten and affect contemporary societies.

The production deal with content ranging from creative reuse of waste to predatory economic exploitation of natural resources, taking the environmental pollution and its health consequences, the encroachment of industry and concrete to green areas in rural and urban communities of resistance; climate change and its long-term outcomes of conflict environmental, social and economic generated by large monocultures.

They also address the environmental responsibility of multinational companies that exploit workers and harm the environment in the poorest regions of the world, the high consumption, waste and socio-environmental problems in waste management. The misery hidden at high rates of economic growth, fragments of urbanity, the sovereignty of the machine before the man, and maltreatment of animals.

The public policies for the environment: advances and setbacks. The question of activism, militancy, memories of resistance, the rituals, relationships between natural and supernatural worlds, the need for rapprochement between traditional and scientific knowledge and a new attitude that is conducive to sustainable development, made possible through a new approach to education and culture, guided by respect for the natural diversity and symbolic.

Panorama of the works selected for the Competitive XIII of FICA

Based on the criteria agreed by the Jury Selection and profitable - and inevitable - discussion on the core thematic elements and environmental film explored in each film attended, 30 were selected productions (7 feature films, six medium-length films, 14 short- films and three television series, featuring two of them, 02 episodes documentary, and one, 02 episodes of animation) from seven countries: Brazil (21 productions), France and Czech Republic (each country with two productions), and Italy, Netherlands, Chile, China and Armenia (each country with a production). Of the Brazilian environmental films and videos, participate in eight states: Rio de Janeiro (5 productions), São Paulo (4 productions), Pernambuco (3 productions), Ceará (2 productions), plus the Federal District, Rio Grande do Sul and Minas Gerais (1 production by state). The State of Goiás participates in the contest with four documentary short film. Much of the titles selected consists of documentaries (25 productions), followed by works of animation (3) and fiction (2).

Will be participating in the Exhibition Official (30) yields a whole, these productions have already selected by the Jury Pre-selection, include the participation of (7) Brazilian states, and (1) Federal District, Goiás, Distrito Federal, Sao Paulo, Pernambuco, Ceara, Minas Gerais, Rio de Janeiro and Rio Grande do Sul

The international productions that participate in the Exhibition Official, total (12) countries, who will be participating in the XIII edition of the Festival. They are: Argentina, Czech Republic, Italy, Belgium, Switzerland, Armenia, Netherlands, China, France, Chile, USA and UK.

Movies List of Pre-Selected to participate in the XIII shows the Festival International Environmental Film and Video, held in the city of Goias, 14 to 19 June 2011, in Goias State, Brazil.

Short Film

1. ACERCADACANA
Brazil, Pernambuco, 2010
Directed by Felipe Peres Calheiros
19 mi and 58 sec
Documentary
Classification: 12 years

In 90 years, with the enhancement and expansion of ethanol from sugar cane plantation, 15,000 families were evicted from their places in the Zona da Mata de Pernambuco. Mary Frances decided to resist.

2. FEED THE BEAST
(Nourrir L'Animal)
France, 2009
Director: S. Louis
13 min
Documentary
Classification: 10 years

In the middle of a valley in Alsace, an industrial area gradually loses its population. The recycled paper mill remains at the center of this universe.

3. BLUE COLOR OF LAND
GO-Brazil, 2011
Directed by Rafael de Almeida.
5 min
Documentary
Classification: free

The film follows testing in the fragile narrative lines with intent to lead to reflection on the problem of flooding which affected more than 140 municipalities in southeastern Brazil in January 2011.

4. TELL 33
GO-Brazil, 2011
Directed by: Angelo Lee
18 min
Documentary
Classification: 10 years

An entire city with imminent danger of pollution. Lungs filled with stone dust.

5. I AM AGAINST
(I Disagree)
Armenia, 2010
Director: Sunchild Eco-Club of Yeveran
14 min
Documentary
Classification: 16 years

A radical stance against the human treatment of dogs from the streets of Yeveran, capital of Armenia.

6. Fractals SERTANEJAS
Brazil-EC 2009
Director: Heraldo Cavalcante
19 min
Documentary
Classification: free

The story of a construction worker who, after a coma, becomes an artist, sculpting abstract works he calls "Tudoenada," similar to fractals studied in physics and mathematics of chaos.

7. Marcovaldo
RS-Brazil, 2010
Director: Cynthia Langier and Rafael Andreazza
15 min
Fiction
Classification: free

The 24 hours of the life of a Brazilian. A reality that not everyone notices.

8. The okra PLANTER
Brazil-SP, 2010
Director: Collective Santa Madeira
15 min
Fiction
Classification: free

Tragicomedy about a farmer who wants to buy a bicycle to increase its production in the field.

9. THE SOUND OF TIME
Brazil-EC 2010
Director: Petrus Cariry
10 min
Documentary
Classification: free

The concrete goes against Maria, but she goes on, with all the calm of the world.

10. LITTLE FISH
Brazil, Pernambuco, 2010
Directed by Vincent Carelli and Altair Passion
3 min 33 sec
Documentary
Classification: free

While everyone is busy with fishing camp Enauenê-Nauê ...

11. PLANET Z
France, 2011
Director: Momoko Seto
9 min
Animation
Classification: free

Somewhere in the universe, is the Planet Z. A miracle happens.

12. POLIS
Brazil, MG, 2009
Directed by Mark Pimentel
22 min
Documentary
Classification: 10 years

One day, an ordinary town. The horror and the sublime city in constant transformation, in an era where there is nothing definite.

13. TAMANDUABANDEIRA
GO-Brazil, 2011
Director: Ricardo de Podesta
8 min
Animation
Classification: free

A quiet anteater is the female of his life.

14. WEB OF SAVANNAH
GO-Brazil, 2010
Director: Uliana Duarte
15 min
Documentary
Classification: free

The relationship of cultural diversity with biodiversity, from the community actions developed in Teresina de Goiás, Chapada dos.

Media Film

1. La Moneda
La Moneda, Brazil / Chile, 2009
Director: Pedro Dantas
52 min
Documentary
Classification: 14 years

Investigative documentary on the extraction of mineral resources in Chile. Historical episodes such as the Pacific War in the nineteenth century and the Popular Unity period of then-President Allende, when they were nationalized major copper mines.

2. EARTH MOON MATCH
(The Broken Moon)
Brazil-Rio de Janeiro, 2010
Director: Marcos Negrão and Andrew Rangel
52 min
Documentary
Classification: free

In the Himalayas, an elderly nomadic lives in one of the most isolated regions of the planet.

3. BICYCLES Nhanderu
Brazil, Pernambuco, 2011
Director: Ariel Ortega and Patricia Ferreira
45 min
Documentary
Classification: 10 years

An immersion in daily life and spirituality of the Mbya Koenju-Guarani village in San Miguel Mission, Rio Grande do Sul

4. AGE OF COPPER
(Doba Midiná)
Czech Republic, 2010
Director: Ivo Bystoléan
52 min
Documentary
Classification: 14 years
Facing Zambia before mining of copper by developed countries.

5. THE DESIRE OF THE VILLAGE OF Changhua
(Desire of Changhua Village)
China, 2010
Director: Xia Chenana

Documentary
Classification: free

The Minqin oasis, a natural barrier to the deserts of northwest China, located in Gansu Province, may soon disappear. The living conditions in Vila Changhua and confrontation between man and nature around you.

6. THE PRICE OF THE SEED
(El precio de la semilla)
Brasil-RJ/Argentina, 2009
Director: Miguel Vassy
52 min
Documentary
Classification: 10 years

Since colonization, the land in Argentina were in the hands of a few. Today, transgenic soybeans the last extruded small farmers from their properties, gas populations and undermines the country's food sovereignty.

Feature Film

1. SPECIAL WASTE
Brasil-SP/Reino Kingdom, 2009
Director: Lucy Walker, John and Karen Harley Garden
99 min
Documentary.
Rating: Free

Work by artist Vik Muniz in the Garden Gramacho outskirts of Rio de Janeiro. Scavengers: revelation of dignity and desperation.

2. MIDDLE RIVER, BETWEEN THE TREES
Brazil-SP, 2010
Director: Jorge Bodansky
73 min
Documentary.
Classification: free.

Results of an expedition to the upper Amazon, the Amazon, who taught video workshops, photography and circus to many coastal communities, the film captures images of a world of great beauty, but where the predatory economic exploitation has left its marks.

3. THE GREAT CASE OF ASBESTOS
Italy / Belgium / Switzerland, 2011
Director: Bruno and Andrea Niccolò Brandstraller
84 min
Documentary
Classification: 10 years.

Banned in 53 countries, asbestos is discussed in this documentary as a major environmental problem: about 70% of world population lives in contact with him.

4. SOLDIERS OF THE RAINBOW ISLAND WAIHEKE
(The Rainbow Warriors of Waiheke Island)
Holland, 2009
Director: Suzanne Raes and fenna Damstra
87 min
Documentary
Classification: 12 years

Documentary about a group of pioneers of Greenpeace. Their risky actions and a bomb attack that makes them stop and think it was worth it to support their ideals.

5. 2012 TIME FOR CHANGE
Brasil-DF/EUA, 2010
Director: John Amorim
85 min
Documentary
Classification: 12 years

Mayan prophecies about the apocalypse overall in 2012 are the starting point for a new paradigm that integrates the archaic wisdom of tribal societies with the scientific method. In the new planetary culture, collaboration replaces competition.

6. DEU LAND, LAND COME
Brazil-SP, 2010
Director: Rodrigo Siqueira
88 min
Documentary
Classification: 10 years

Peter drives as master of ceremonies, the funeral of John the Baptist, who died at 120 years. The ritual takes place in Diamantina-MG. The descendants of slaves working in diamond mining. The performance of Peter and his family by his drama provokes spontaneous. In the end, no one knows what is reality and what is fantasy.

7. ALL FOR THE GOOD OF THE WORLD
(All for the good of the world)
Czech Republic, 2010
Directed by Vit Klusak
82 min
Documentary
Classification: free
The portrait of a Czech village, whose farmers live in conflict with a major automobile company.

TV Series

1. ECHOES OF BRAZIL
Brazil-Rio de Janeiro, 2010
Director: Lucia Araujo and Dener Giovanini
Television series
Classification: 10 years
The series brings back the recent past, rich in experiences, successes and mistakes. What did and did not contain the answers to build a vision of the coming environmental challenges.
Episodes:

ECOS DEMOCRATIC
30 min
The political action in defense of the environment in Brazil.
ECOS RADIOACTIVE
30 min
The holding of radioactive energy in Brazil and its consequences.

2. COLLECTIVE CONSCIOUS
Brazil-Rio de Janeiro, 2010
Directed by Peter Moon and Analúcia Godoy
Television series
Classification: free
Animations on the major current environmental problems.

Episodes:

GLOBAL WARMING
2 min
The main causes of global warming and possible actions to reverse the situation daily.
WASTE
2 min
The waste and the improper disposal of garbage. Sustainable actions to reduce the problem.

3. A FOOT OF WHAT?
Brazil-Rio de Janeiro, 2010
Director: Stephen and Lucy Araujo Ciavatta
Television series. Classification: free
The flowering cherry trees in Japan

Episodes:

EPISODE 3
20 min
The Japanese cherry trees fascinate people around the world.
EPISODE 4
20 min
The nature and relationship of the Eastern world with spirituality.

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!
O Brasil, Pode

Sejam Benvindos, todos os povos do Planeta Terra.

Français Bienvenue!

Welcome's British and American peoples who share the English language!

Έλληνες Καλώς!

Velkommen Nordmen!

Velkommen Danske Folk!

Bienvenido Spanisgh!

Svenska Välkommen!

Welcome Italiano!

Welkom mense Africaneses!

Benvingut persones Catalanesa!

Slováci vítajú ľudia!

Mirë se vini popullit Shqiptar!

Willkommen deutschen Volkes!

Дабро людзям Bielosrussos!

한국 사람 환영합니다!

!نرحب الشعوب العربية

欢迎人民!