3.6.11

Índia nomeada sede global do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011

                               
           
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED, no dia 5 de junho de 2011.

O tema deste ano, "Florestas: a Natureza a seu Serviço", ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.
A Índia é um país com cerca de 1,2 bilhão de pessoas e boa parte delas exerce forte pressão sobre as florestas. Isso ocorre principalmente nas áreas densamente povoadas, onde as pessoas cultivam nas margens das florestas e onde as áreas de pastagem contribuem para a desertificação.

Tendo em vista a grande demanda socioeconômica sobre as florestas, o governo indiano encontrou algumas soluções de como estabelecer um sistema de plantio de árvores para combater a degradação dos solos e a desertificação.

No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar o manejo florestal, a proteção de áreas verdes e mananciais.

Sobre a escolha da Índia como o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011, Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, explica: "Em aproximadamente 40 anos de história do WED, as cidades e comunidades da Índia encontraram-se entre as mais proativas, com um número incalculável de eventos a cada ano em todo o país ".

Esse fato é reiterado pela implementação do Fundo de Energia Limpa em seu orçamento nacional. Ele fornece subsídios para a tecnologia verde, base para o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece metas específicas sobre questões como a eficiência energética e o fortalecimento de um ecossistema sustentável.

A Índia está atualmente desenvolvendo um dos maiores projetos de energia verde no mundo, que vai gerar cerca de 20 mil megawatts de energia solar e 3.000 megawatts de usinas eólicas. A primeira fase do projeto de US$ 50 bilhões terá início no próximo ano.

Segundo o Dr. T. Chatterjee, Secretário de Meio Ambiente e Florestas da Índia "oferecer-se para sediar o WED é outra demonstração do seu forte comprometimento em trabalhar com a comunidade mundial para o desenvolvimento sustentável. A celebração marcará o início de uma série de eventos que levarão à realização da XI Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e inaugurará as comemorações da Década Internacional para a Biodiversidade”.

Duas das mais importantes cidades da Índia - Mumbai e Nova Deli - serão o palco para as comemorações deste ano. O objetivo é desenvolver uma série de atividades que inspirarão pessoas de todo o mundo a tomarem medidas em defesa do meio ambiente.

A comemoração do dia 5 de junho na Índia faz parte dos milhares de eventos que acontecerão ao redor do mundo. O WED 2011 irá enfatizar a maneira com que as ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde o plantio de árvores a mutirões de limpeza e campanhas verdes nacionais.

Fonte: UNEP/ONU

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!
O Brasil, Pode

Sejam Benvindos, todos os povos do Planeta Terra.

Français Bienvenue!

Welcome's British and American peoples who share the English language!

Έλληνες Καλώς!

Velkommen Nordmen!

Velkommen Danske Folk!

Bienvenido Spanisgh!

Svenska Välkommen!

Welcome Italiano!

Welkom mense Africaneses!

Benvingut persones Catalanesa!

Slováci vítajú ľudia!

Mirë se vini popullit Shqiptar!

Willkommen deutschen Volkes!

Дабро людзям Bielosrussos!

한국 사람 환영합니다!

!نرحب الشعوب العربية

欢迎人民!