16.11.11

Nações Unidas e a One Day on Earth, preparam estreia mundial do filme que mostra Um Dia na Terra.

Dinalva Heloiza

A organização “One Day on Earth”, que promove a Campanha “Um Dia na Terra”, iniciou suas atividades em setembro de 2008 como um projeto único de novas mídias para criar um vídeo ‘cápsula do tempo’, uma comunidade online global e um longa-metragem de cinema, tudo a partir de imagens capturadas no período de 24 horas do dia 10 de outubro de 2010 (10/10/10). Esse trabalho de filmagem, que na produção final, se transforma em um arquivo compartilhado, é filmado simultaneamente, o que quiserem, no local em que se encontram, posteriormente é transformado em um único filme, que apresenta a todo o planeta, o que aconteceu na terra em várias localidades e países, em um mesmo dia.

A idéia inicial para a concepção do projeto, aconteceu enquanto ele assistia diversos músicos de regiões muito diferentes do mundo colaborarem em um mesmo palco na noite de abertura do Festival Mundial de Música Sacra, que aconteceu em 2008. Suas tentativas iniciais de produzir uma única música juntos era complicada, e ficou claro que eles nunca haviam se encontrado antes desse momento. Eventualmente, porém, durante o período de alguns minutos, o que era discordância tornou-se harmonia, e uma fusão bonita da música foi reunida pela primeira vez. O momento inspirou uma visão semelhante de outra forma universal de comunicação, o cinema.

O fundador e diretor Kyle Ruddick e o co-fundador e produtor-executivo Brandon Litman desenvolveram o projeto como um arquivo compartilhado, permitindo que todos os participantes possam usar e editar as imagens para mostrar a sua interpretação do mundo.

One Day on Earth também trabalha de perto com dezenas de organizações sem fins lucrativos e ONGs para documentar importantes questões sociais, mantendo colaborações mundiais. da organização

Desde então, Um Dia na Terra cresceu como um esforço único de cineastas internacionais dedicados a documentar o período de 24 horas, na primeira edição do evento que aconteceu em 10 de outubro de 2010 (10.10.10).

Em abril de 2010, após uma solicitação das Nações Unidas e da comunidade educativa internacional, que demonstrou interesse em apoiar o projeto, “Um Dia na Terra”, mudou-se para uma plataforma de rede social que poderia servir como um site de compartilhamentos eventuais ao evento inteiro em 10.10.10.

As Nações Unidas, em colaboração com a organização One Day on Earth (Um Dia na Terra), estão se preparando para a primeira exibição mundial do filme que inclui imagens captadas em todos os países do planeta em um mesmo dia. O filme, que leva o título da organização – One Day on Earth -, será exibido em todos os países do mundo, no mesmo dia, no final de fevereiro de 2012.

Trabalhando em estreita colaboração com a rede global de escritórios de país do Sistema das Nações Unidas, os produtores planejam exibir o filme em teatros e locais de significativa importância cultural e histórica.

O filme foi produzido pela One Day on Earth – cuja crescente comunidade online agrega mais de 19 mil cineastas experientes e novatos - em parceria com as Nações Unidas e mais de 60 organizações sem fins lucrativos. No ano passado, no dia 10/10/10, a comunidade online, incluindo mais de 95 escritórios de país da ONU, filmou imagens em todos os países do mundo, captando através das câmeras tanto as alegrias como as lutas da vida cotidiana dos povos. O filme é o resultado de 3.000 horas de filmagens, que agora são de uso compartilhado de todos aqueles que participaram do projeto.

“Embora o filme identifique os pontos em comum que conectam todos nós, ele também celebra a diversidade que faz parte da nossa natureza única e singular”, diz Kyle Ruddick, fundador e diretor da One Day on Earth. “O filme contém uma mensagem de esperança, mas é também um forte apelo à ação para a mudança positiva em questões enfrentadas pelas comunidades locais e globais.”

Kyle Ruddick, explica: “Nosso primeiro evento de mídia em 10.10.10, foi um sucesso incrível”. Criamos meios de comunicação com os participantes de todos os países do mundo que estavam dispostos a contribuírem com o projeto. Mais de 60 organizações sem fins lucrativos participaram e conseguimos produzir coletivamente mais de 3000 horas de vídeo.

Como estamos ansiosos para o nosso evento este ano, que acontece em 11.11.11, estamos entusiasmados para ver nossa comunidade crescer de forma constante, com novos participantes todos os dias, muitos dos quais são profissionais criativos, professores ou funcionários de uma instituição de caridade sem fins lucrativos, dentre tantos outros. Juntos, estamos criando o primeiro documento verdadeiramente mundial, onde cada colaborador pode ser reconhecido publicamente em um fórum aberto.

Todos estão convidados a participar, quanto maior a qualidade e a quantidade de participantes, maior será o reconhecimento desse evento junto a todos os povos do planeta, diz sinceramente, Kyle Ruddick, fundador do projeto.

Este ano, o projeto teve seguimento com um segundo dia de filmagem mundial do One Day on Earth, que aconteceu em 11 de novembro (11/11/11). Em um esforço para aumentar a abrangência da iniciativa, centenas de curtas-metragens que irão resultar deste segundo dia de captação de imagens também serão exibidos na mostra global e em eventos diversos.

“Este é um novo passo para as Nações Unidas no alinhamento dos esforços para prestar informações ao público, tanto online como offline, de uma forma verdadeiramente global”, disse Kiyo Akasaka, sub-secretário-geral para Comunicações e Informação Pública das Nações Unidas. “Nossa parceria com o One Day on Earth tem crescido a partir de um projeto de filme experimental a um movimento de comunicação colaborativa. Este tipo de evento em grande escala foi uma evolução natural para essa parceria.”

A ONU está planejando usar seus escritórios em países ao redor do mundo para garantir espaço e infraestrutura para as apresentações e reunir as comunidades locais. A longa lista de organizações não-governamentais (ONGs) defensoras do projeto também irão prestar assistência, como a oferta do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (do inglês, European Organization of Nuclear Research), de Genebra, para exibir o filme em seu espaço Globo de Ciência e Inovação (Globe of Science and Innovation).

“É uma honra ter um primeiro filme exibido nesta magnitude”, disse Brandon Litman, co-fundador e produtor executivo de One Day on Earth. “Como um projeto de base para a ONU, lançado há um ano e meio atrás, isso realmente mostra como uma ideia pode se transformar em uma experiência global.”

Os produtores do projeto One Day on Earth incentivaram os criadores de mídia em todo o mundo a participarem da comunidade online e das filmagens que  aconteceram em 11/11/2011, como forma de continuar a documentação de eventos, da cultura e de problemas que ocorrem em cada parte do globo. A ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recentemente se comprometeu a dar apoio logístico às colaborações anuais ao projeto One Day on Earth em todo o mundo até dezembro de 2015.

Assista ao Vídeo que mostra um dia do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,  em todo o mundo, compartilhado na edição de 2010, do One Day on Earth.

O vídeo apresenta uma sequência de imagens, que começa com amanhecer no Paraguay, uma saída para pescar logo de manhã, a impressão de um jornal no Kuait, eleições na República Centro-Africana, um carro atolado no Sudão, a distribuição de comida no Níger, um mercado na Venezuela, uma consulta médica no Benin, a lavagem coletiva de roupas no Mali, uma dança no Quênia, brincadeira de crianças no Nepal, recolhimento de lixo na Gâmbia, uma reunião de planejamento entre mulheres no Turcomenistão, a organização de tendas provisórias para refugiados no Togo, e termina numa dança noturna na China. Essas são algumas das cenas capturadas por funcionários e colaboradores do PNUD ao longo de 24 horas, em outubro do ano passado — ou seja, 10/10/10.



Fonte: ONUBrasil e One Day on Earth

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!

ODMs Objetivos de Desenvolvimento do Milênio!
O Brasil, Pode

Sejam Benvindos, todos os povos do Planeta Terra.

Français Bienvenue!

Welcome's British and American peoples who share the English language!

Έλληνες Καλώς!

Velkommen Nordmen!

Velkommen Danske Folk!

Bienvenido Spanisgh!

Svenska Välkommen!

Welcome Italiano!

Welkom mense Africaneses!

Benvingut persones Catalanesa!

Slováci vítajú ľudia!

Mirë se vini popullit Shqiptar!

Willkommen deutschen Volkes!

Дабро людзям Bielosrussos!

한국 사람 환영합니다!

!نرحب الشعوب العربية

欢迎人民!